Powered By Blogger

domingo, 10 de outubro de 2010

Brasileiros encontram fóssil de réptil predador


Paleontólogos brasileiros encontraram um fóssil do predador Prestosuchus, do período Triássico, cerca de 238 milhões de anos, quase completo no município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul. A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Fóssil encontrado no Rio Grande do Sul: tecodonte é considerado um ancestral dos dinossaurosO fóssil do tecodonte Prestosuchus chiniquensis, encontrado com o crânio bem preservado e outras partes do esqueleto, tem quase sete metros de comprimento e pesa cerca de 900 quilos. De acordo com a universidade, a descoberta representa um dos achados mais importantes desse grupo de répteis, que é considerado um ancestral dos dinossauros.

A espécie carnívora dominou o planeta no Período Triássico, entre 250 e 205 milhões de anos, e foi descoberta na década de 1930. Os materiais fósseis, que continham partes de um crânio e outros ossos, foram levados para o Museu de Tübingen, na Alemanaha.

O novo achado é uma descoberta do paleontólogo Sergio Furtado, da Ulbra Canoas, e do biólogo Lúcio Roberto da Silva, da Ulbra Cacoeira do Sul e foi encontrado em uma região que corresponde a um lago primitivo, onde os herbívoros daquele período bebiam água e eram atacados por seus predadores. A preservação do fóssil comprova o tipo de local onde ele foi encontrado.

Além do esqueleto quase completo, os pesquisadores encontraram também restos fossilizados de grandes dicinodontes e pequenos cinodontes, herbívoros que seriam presas preferenciais do tecodonte.

“Esta descoberta permitirá uma melhor compreensão da anatomia do Prestosuchus e irá favorecer uma reconstrução mais precisa do esqueleto do animal. Uma vez que, este é o único fóssil deste grupo a apresentar uma pata traseira preservada, o mesmo trará novas informações sobre a locomoção desses incríveis répteis”, explica o paleontólogo em um comunicado da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário