Powered By Blogger

domingo, 5 de dezembro de 2010

Visita técnica ao Museu de Antares e Ao Museu Geológica da Bahia


No dia 08 de novembro de 2010 os alunos da turma de ciências biológicas - noturno acompanhados da professora Rita Barreto, realizam uma visita técnica ao Museu Antares de Ciência e Tecnologia (Feira de Santana- BA), com o propósito de conhecer e caracterizar o acervo científico do local.

Participamos de uma palestra temática, da origem do universo, galáxias, e astro. O foco prioritário da apresentação se deu na via láctea, mais especificamente o sistema solar.




No Planetário foi apresentada uma simulação da imagem celeste, onde tivemos, mais uma aula de astromonia. Pudemos contemplar e aprender mais sobre os astros e constelações.







 

 

A exposição permanente "Espaço Natureza", fornece uma coleção osteológica de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.










 A exposição permanente"Meteorito de Bendegó", no hall de entrada do ObservatórioAstronômico Antares, é parte integrante do Museu Antares de Ciência e Tecnologia, que objetiva divulgar e popularizar a ciência no Estado da Bahia.








 
 Localizada na sala principal de exposições: a exposição Sauromaquetes, recebeu atenção especial, com representações didáticas dos processos de fossilização, enfocando principalmente os dinossauros






No dia 09 de novembro fomos ao Museu Geológico da Bahia onde  foi feita uma explicação geral dos materiais geológicos do local, apresentação de filmes explicativos sobre fósseis e o principal momento foi a sala dos fósseis. Onde podemos ver replicas gigantes e a cronologia bem defina da evolução da vida na Terra através de estudos com fósseis.
 



 Conhecemos o muro ornamentado por Juarez Paraíso. Este muro é decorado com rochas e seu desenho lembra a fecundação, origem da vida. 


Reconstituição da pata do pampatério 


Réplica de um mastodonte. Ao redor, fósseis de mastodonte encontrados no município de Nordestina, BA.

O acervo científico do museu (principais representantes, distribuição estratigráfica e
paleobiogeografia) é representado quanto a:


                                                        Micropaleontologia


 Estromatólitos

 
  Paleontologia de vertebrados

  
 Fósseis de Preguiça


Fóssil de um vertebrado: Peixe – Período Cretáce














Paleontologia de invertebrados

Invertebrados marinhos: Coral

Paleobotânica

 Madeira fossilizada
 Icnofósseis
  
                                                                                             Fossil molde de folha

Então pudemos observar de perto o que já vinhamos estudando há algum tempo em sala, fato de bastante relevância para o ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário